segunda-feira, 5 de março de 2012

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PLANEJAMENTO DO GESTOR


Pensar uma escola capaz de promover uma educação de qualidade é pensar uma escola de caráter emancipador, com e para a autonomia, construída no coletivo, alicerçada na democracia. Esse ideal exige ações que correspondam a esse tipo de educação a qual pretendemos.
Tais ações não podem ser pensadas apenas por um indivíduo ou parte de um grupo, mas sim por todos os envolvidos no processo educacional. Tão pouco adianta permanecer na dimensão do pensamento. Essas ações necessitam ser pensadas, planejadas, registradas e executadas de forma a compor um documento vivo, flexível, democrático.
Esse planejar a escola envolve os diversos núcleos que dela fazem parte. Esses envolvidos possuem intenções comuns para com a escola, cabe então a gestão escolar elaborar um plano capaz de interligar esses núcleos, acompanhar e avaliar todo o trabalho realizado na escola, gerenciar as ações internas e “dar vida” à proposta pedagógica da escola.

O Plano de gestão tem como ponto de partida traçar o perfil da Unidade Escolar e a partir daí nortear as ações que serão desenvolvidas. Com isso, destaca-se em um Plano de Gestão seu caráter operacionalizador dos projetos e planos da escola.
E é inspirado nessa concepção de que a educação é um direito de todos que este presente documento deve ser elaborado. Buscando traçar objetivos e metas capazes de dar conta de uma educação democrática e baseada nos ideais de cidadania:
Conforme Gadotti, a gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade. Nisso, a gestão democrática da escola está prestando um serviço também à comunidade que a mantém.

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