Pensar uma
escola capaz de promover uma educação de qualidade é pensar uma escola de
caráter emancipador, com e para a autonomia, construída no coletivo, alicerçada
na democracia. Esse ideal exige ações que correspondam a esse tipo de educação
a qual pretendemos.
Tais ações
não podem ser pensadas apenas por um indivíduo ou parte de um grupo, mas sim
por todos os envolvidos no processo educacional. Tão pouco adianta permanecer
na dimensão do pensamento. Essas ações necessitam ser pensadas, planejadas,
registradas e executadas de forma a compor um documento vivo, flexível,
democrático.
Esse
planejar a escola envolve os diversos núcleos que dela fazem parte. Esses
envolvidos possuem intenções comuns para com a escola, cabe então a gestão
escolar elaborar um plano capaz de interligar esses núcleos, acompanhar e
avaliar todo o trabalho realizado na escola, gerenciar as ações internas e “dar
vida” à proposta pedagógica da escola.
O Plano de
gestão tem como ponto de partida traçar o perfil da Unidade Escolar e a partir
daí nortear as ações que serão desenvolvidas. Com isso, destaca-se em um Plano
de Gestão seu caráter operacionalizador dos projetos e planos da escola.
E é
inspirado nessa concepção de que a educação é um direito de todos que este presente
documento deve ser elaborado. Buscando traçar objetivos e metas capazes de dar
conta de uma educação democrática e baseada nos ideais de cidadania:
Conforme Gadotti, a gestão democrática da escola é um
passo importante no aprendizado da democracia. A escola não tem um fim em si
mesma. Ela está a serviço da comunidade. Nisso, a gestão democrática da escola
está prestando um serviço também à comunidade que a mantém.
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