segunda-feira, 5 de março de 2012

Materiais Impressos na Educação a Distância


Muitos pensam que ao se matricular em um curso de Educação a Distancia, seu único meio de estudo será via computador. Porém, percebe-se que as principais instituições do país que oferecem a modalidade a distância em seus cursos ainda consideram os materiais impressos como livros, fichários com módulos e apostilas. Por quê? E o que os alunos acham disso?


Bem, fiz algumas leituras e pesquisas com instituições e alunos de EaD para entender um pouco essa questão. Minha pesquisa apontou o seguinte: há algumas desvantagens neste tipo de material? Sim, desvantagens sempre têm,  porém, essa escolha por materiais didáticos impressos(MDI's) considera características positivas, entre outras, como:

Familiaridade - na nossa cultura educacional, na forma presencial, sempre tivemos contato com materiais impressos como livros, cartilhas e apostilas. Logo, o estudante pode se assustar se encontrar meios de estudo muito diferentes do que conhece, afinal, nem todos têm habilidades com tecnologias.
Vencer a Inacessibilidade digital - apesar da forte presença em nossa sociedade das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), ainda há muita gente por aí sem acesso a um computador, que dirá a internet. Esses estariam excluídos.
Praticidade - O material impresso é bem prático, não requer nenhuma habilidade específica para utilizá-lo. É só abrir, folhear e ler. Não requer também o uso de nenhum equipamento. Outra vantagem é que pode ser utilizado em qualquer lugar e em qualquer horário, por exemplo: no ônibus indo ou voltando do trabalho, no intervalo do almoço, como livro de cabeceira para estudar um pouco enquanto não dorme, etc.
Aspecto econômico - é considerável um material com custo baixo para aquisição e manutenção.

Com isso, as tendências atuais parecem apontar para a continuidade do uso do MDI em EaD e não a sua substituição por materiais didáticos virtuais. Muito pelo contrário, o MDI tende a ser articulado a outras mídias educacionais potencializando a sua utilização. 

Miriele Rocha

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