Ao pensar na estrutura e em todos os outros componentes que
precisam se fazer presentes em um curso a distância, toma-se necessário
primeiramente, partir da concepção de educação que se pretende considerar neste
curso, ter claramente definidos os princípios que deverão nortear todo o
desenvolvimento do projeto de EAD. E para isto é preciso traçar um PPP que
delineará, norteará e definirá o tipo de curso que se pretende ministrar.
A avaliação por sua vez, seguirá essa concepção de educação que foi
considerada na elaboração do projeto de EAD. Se esta concepção levar em conta
tendências tradicionais de ensino, certamente, a avaliação será assim norteada.
Neste modelo, as avaliações priorizarão as "provas", e as terão como
únicas ou principais formas de avaliar. Sendo estas as que aprovarão ou
reprovarão os alunos.
Se a concepção de educação for considerar tendências progressistas,
por exemplo, esse "peso" na prova não será tão priorizado. Outras
formas de avaliação serão pensadas e postas em prática.
Avaliações que procurem acompanhar a aprendizagem do aluno no
decorrer no curso, seminários em grupos, chats, sínteses, trabalhos como este,
vídeo conferencias, freqüência e participação em fóruns, realização de
feedbacks aos alunos, e até auto-avaliações, numa prática mais libertadora.
Concluindo, serão a concepção de educação, os aspectos considerados
na proposta curricular e PPP que definirão como o projeto de um curso em EAD
funcionará, e obviamente a avaliação não fugirá ao paradigma adotado. A partir
desta etapa, será definido se serão realizadas Avaliações formativas, somativas
ou diagnósticas.
Miriele
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