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segunda-feira, 5 de março de 2012

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO


 Ao pensar na estrutura e em todos os outros componentes que precisam se fazer presentes em um curso a distância, toma-se necessário primeiramente, partir da concepção de educação que se pretende considerar neste curso, ter claramente definidos os princípios que deverão nortear todo o desenvolvimento do projeto de EAD. E para isto é preciso traçar um PPP que delineará, norteará e definirá o tipo de curso que se pretende ministrar.
A avaliação por sua vez, seguirá essa concepção de educação que foi considerada na elaboração do projeto de EAD. Se esta concepção levar em conta tendências tradicionais de ensino, certamente, a avaliação será assim norteada. Neste modelo, as avaliações priorizarão as "provas", e as terão como únicas ou principais formas de avaliar. Sendo estas as que aprovarão ou reprovarão os alunos.
Se a concepção de educação for considerar tendências progressistas, por exemplo, esse "peso" na prova não será tão priorizado. Outras formas de avaliação serão pensadas e postas em prática.
Avaliações que procurem acompanhar a aprendizagem do aluno no decorrer no curso, seminários em grupos, chats, sínteses, trabalhos como este, vídeo conferencias, freqüência e participação em fóruns, realização de feedbacks aos alunos, e até auto-avaliações, numa prática mais libertadora.
Concluindo, serão a concepção de educação, os aspectos considerados na proposta curricular e PPP que definirão como o projeto de um curso em EAD funcionará, e obviamente a avaliação não fugirá ao paradigma adotado. A partir desta etapa, será definido se serão realizadas Avaliações formativas, somativas ou diagnósticas.

Miriele

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