segunda-feira, 24 de junho de 2024

 

A Brincadeira como Pilar da Autonomia e do Desenvolvimento Integral na Educação Infantil Segundo a BNCC

Miriele Rocha

   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes fundamentais para a educação infantil no Brasil, destacando a importância do brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças. O brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas um processo vital que promove a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, físico e social, além de reforçar o protagonismo infantil.

   Primeiramente, a brincadeira é crucial para a autonomia das crianças. Quando envolvidas em atividades lúdicas, as crianças tomam decisões, exploram suas preferências e aprendem a resolver problemas por conta própria. Esse processo de tomada de decisões em um ambiente seguro e controlado permite que as crianças desenvolvam autoconfiança e independência, competências essenciais para sua formação como indivíduos autônomos (Vygotsky, 1984; BNCC, 2017).

   Além disso, o brincar tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo. Jogos e brincadeiras estimulam a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico. Quando uma criança constrói uma torre de blocos, por exemplo, ela está explorando conceitos de física e matemática, como equilíbrio e contagem, de maneira prática e intuitiva. Essas atividades lúdicas criam oportunidades para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas, competências que são fundamentais para o sucesso acadêmico futuro (Piaget, 1952; BNCC, 2017).

   O desenvolvimento físico também é amplamente beneficiado através do brincar. Atividades como correr, pular e escalar fortalecem os músculos, melhoram a coordenação motora e promovem um estilo de vida saudável. Através do movimento e da exploração, as crianças desenvolvem não apenas suas habilidades motoras grossas e finas, mas também aprendem sobre os limites e capacidades do seu próprio corpo (Levin & Carlsson-Paige, 2006).

   Socialmente, o brincar é uma oportunidade valiosa para as crianças aprenderem a interagir com os outros. Em brincadeiras em grupo, as crianças aprendem a compartilhar, negociar e colaborar, habilidades essenciais para a vida em sociedade. A interação com os pares durante o brincar também ajuda na construção de empatia e compreensão, enquanto as crianças aprendem a lidar com diferentes emoções e perspectivas (Corsaro, 2003; BNCC, 2017).

   Finalmente, o protagonismo infantil é fortalecido através do brincar. A BNCC reconhece a criança como um ser ativo e participativo em seu processo de aprendizagem. Ao brincar, as crianças assumem papéis de liderança, fazem escolhas e expressam suas ideias e sentimentos de maneira espontânea. Isso não apenas promove a autoestima, mas também encoraja as crianças a se tornarem agentes de sua própria aprendizagem e desenvolvimento (BNCC, 2017; Saracho & Spodek, 1998).

   
Em suma, o brincar é uma componente essencial na educação infantil conforme estabelecido pela BNCC. Ele promove a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, físico e social, além de reforçar o protagonismo das crianças. Ao valorizar e integrar o brincar no currículo, os educadores estão assegurando que as crianças não apenas aprendam, mas floresçam em todas as dimensões de seu desenvolvimento.

Referências

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (2017). Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
  • Corsaro, W. A. (2003). We're friends, right?: Inside kids' culture. Joseph Henry Press.
  • Levin, D. E., & Carlsson-Paige, N. (2006). The war play dilemma: What every parent and teacher needs to know. Teachers College Press.
  • Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children. International Universities Press.
  • Saracho, O. N., & Spodek, B. (1998). Multiple perspectives on play in early childhood education. SUNY Press.
  • Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Martins Fontes.

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