No atual contexto
de globalização neoliberal, onde as desigualdades sociais se acentuam
concomitantemente à universalização da escola pública, que se destaca a
importância de uma educação que favoreça a questão da formação e preparo para a
cidadania já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Até porque, tornar a
escola acessível a todos, que é direito garantido do cidadão, vai muito além de
se expandir o número de instituições escolares gratuitas pelo país, ou seja, a
escola de direito do cidadão é aquela capaz de atender as suas necessidades e
prepará-lo para o exercício da cidadania. Enfatizo a escola pública, por ser
desta que se espera o atendimento educacional da maioria das crianças
brasileiras, crianças estas que fazem parte de uma camada social, a qual é
negada seus mais básicos direitos, como a própria educação, por exemplo, que se
não é negada na garantia do acesso à escola, é negada pelo tipo de educação que
essa escola lhe oferece. Logo,
oferecer escola para todos, por si só, não garante plenamente exercício de
cidadania. Essa escola
universalizada precisa acompanhar e promover as transformações sociais, para
que através de sua educação possa incluir cidadãos, permitir uma participação
social igualitária e eqüitativa.
Miriele
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