Afiliados

sábado, 10 de março de 2012

Atribuições de um tutor de EaD




Olá pessoal!

Como nosso post anterior abordou sobre o tutor de EaD, ou seja, aquela pessoa que acompanha o estudante de Educação a Distância durante todo o processo de aprendizagem, estou postando agora um termo de compromisso de um tutor de EaD que define bem quais as atribuições que este profissional possui.

Espero que gostem!



Termo de Compromisso do tutor de EAD

Quanto ao desenvolvimento da autonomia do aluno, tão importante para o processo de aprendizagem na EAD, comprometo-me a:

• Não oferecer respostas prontas orientando e estimulando meu aluno a encontrar suas próprias respostas.
• Apoiar sempre meu aluno fazendo-o entender como se dá aprendizagem em EAD, inclusive minha atuação enquanto tutora.
• Instigar o aluno com questões estimulantes.
• Conhecer o perfil do aluno e contextualizar os conteúdos de acordo com seus interesses, crenças e gostos pessoais, estimulando assim a sua participação nos debates.
• Estimular o aluno a justificar seu argumento;
• Controlar as discussões, evitando que as mesmas sigam caminhos contrários ao do tema proposto;
• Indicar outras fontes bibliográficas.
• Ajudar os alunos a superar dúvidas e limitações;
• Estimular a autonomia.
• Promover a interatividade.
• Perceber o silêncio virtual e incentivar a participação do aluno.


Miriele

2 comentários:

  1. Tutor é como se fosse um professor?

    ResponderExcluir
  2. Não é como se fosse, ele é um professor. Sendo que um professor orientador, norteador, facilitador.

    ResponderExcluir