Conforme prometi em comentário de um dos
posts anteriores, estou trazendo um pouco sobre os tutores. Na educaçao a
distância, há a atuação de diversos profissionais, onde cada um tem um trabalho
específico que precisa estar em consonância com o objetivo principal do curso
para garantir o sucesso do processo de ensino e aprendizagem desta modalidade
de ensino. Como já mencionado em outro post, cada curso e até mesmo a
instituição tem uma configuração própria, isto influenciará, inclusive, na
atuação destes profissionais. Por exemplo, um curso de Matemática à
distância de uma instituição X não trabalha com tutor à distância, já o
curso de Biologia desta mesma instituição atua com Tutores presenciais e à
distância. Uma outra instiuição Y utiliza somente tutores a distância em
todos os seus cursos.
O que eu quero dizer é que não há um
modelo único de planejar um curso que será oferecido à distância. Porém, o
sucesso do mesmo dependerá e muito de como este curso está configurado.
Até mesmo a função dos atores envolvidos não é "fechada", ou seja, um
tutor presencial, por exemplo, pode ter atribuições em uma instituição
diferente do tutor presencial de outra.
Mas o que devemos prestar bastante
atenção é na concepção de educação, de currículo, de ensino e aprendizagem, de
estudante deste curso. Um ponto importantíssimo é o de conceber o
estudante como o personagem central de todo o processo e a aprendizagem
autônoma. Com isso, reserva-se ao tutor papel importantíssimo nesse processo.
O tutor à distância
São diversas as atribuições do tutor a
distância, no LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal
Fluminense no Rio de Janeiro, por exemplo, as atribuições deste tutor nos
seus cursos de pós-graduação são: orientar os estudos dos alunos; ajudar o
aluno a cumprir o cronograma; promover atividades; auxiliar na resolução das
mesmas; promover interatividade; abrir os fóruns para promover discussões
interessantes; realizar feedback; sanar suas dúvidas com relação os textos e
tarefas; o tutor trabalha como um mediador; motivador, instigando a curiosidade
e o desejo do estudante em aprender; atendimento individualizado ao aluno; o
trabalho em consonância com o professor-coordenador da disciplina; assessorar
os tutores presenciais. Dependendo da configuração de um curso, este tutor deve
atuar junto ao aluno, entre outros, como um orientador de estudo; complementa o
trabalho do coordenador de tutoria da disciplina e do coordenador da disciplina
e são parceiros dos tutores presenciais quanto a facilitar a aprendizagem dos
alunos.
E o tutor presencial?
Por ser o ensino a distância ainda algo
novo para muitos, o tutor presencial é aquele que tem a função de estreitar o
ensino presencial da EAD para aqueles alunos que têm uma atitude passiva em
relação à aprendizagem, a se adaptar à educação a distância, onde se requer sua
participação ativa no processo de aprendizagem, buscando autonomia de
aprendizagem. Este ajuda o aluno a compreender os objetivos do Curso, de sua
estrutura e da metodologia a distância. Também orienta os alunos nas atividades
práticas, no uso de biblioteca, nas atividades em grupo, e em recursos virtuais
colocados à disposição pela Coordenação do Curso e/ou pela Coordenação do Polo.
Este tutor deve ter um domínio mínimo do conteúdo específico e saber sobre as
questões gerais relativas à disciplina. Uma outra forma de atuação deste,
como exemplo, o sistema CEDERJ, este tutor atua mais com o conteúdo junto aos
alunos, embora o objetivo não é dar aulas, pois desta forma não promove
construção de autonomia.
Miriele
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