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quarta-feira, 7 de março de 2012

O Tutor a Distância



Conforme prometi em comentário de um dos posts anteriores, estou trazendo um pouco sobre  os tutores. Na educaçao a distância, há a atuação de diversos profissionais, onde cada um tem um trabalho específico que precisa estar em consonância com o objetivo principal do curso para garantir o sucesso do processo de ensino e aprendizagem desta modalidade de ensino.  Como já mencionado em outro post, cada curso e até mesmo a instituição tem uma configuração própria, isto influenciará, inclusive, na atuação destes profissionais.  Por exemplo, um curso de Matemática à distância de uma instituição X não trabalha  com tutor à distância, já o curso de Biologia desta mesma instituição atua com Tutores presenciais e à distância.  Uma outra instiuição Y utiliza somente tutores a distância em todos os seus cursos.  

O que eu quero dizer é que não há um modelo único de planejar um curso que será oferecido à distância. Porém, o sucesso do mesmo dependerá e muito de como este curso está configurado.  Até mesmo a função dos atores envolvidos não é "fechada", ou seja, um tutor presencial, por exemplo, pode ter atribuições em uma instituição diferente  do tutor presencial de outra. 

Mas o que devemos prestar bastante atenção é na concepção de educação, de currículo, de ensino e aprendizagem, de estudante deste curso. Um ponto importantíssimo é o de conceber  o estudante como o personagem central de todo o processo e a aprendizagem autônoma. Com isso, reserva-se ao tutor papel importantíssimo nesse processo.

O tutor à distância 
São diversas as atribuições do tutor a distância, no LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, por exemplo, as atribuições deste tutor  nos seus cursos de pós-graduação são: orientar os estudos dos alunos; ajudar o aluno a cumprir o cronograma; promover atividades; auxiliar na resolução das mesmas; promover interatividade; abrir os fóruns para promover discussões interessantes; realizar feedback; sanar suas dúvidas com relação os textos e tarefas; o tutor trabalha como um mediador; motivador, instigando a curiosidade e o desejo do estudante em aprender; atendimento individualizado ao aluno; o trabalho em consonância com o professor-coordenador da disciplina; assessorar os tutores presenciais. Dependendo da configuração de um curso, este tutor deve atuar junto ao aluno, entre outros, como um orientador de estudo; complementa o trabalho do coordenador de tutoria da disciplina e do coordenador da disciplina e são parceiros dos tutores presenciais quanto a facilitar a aprendizagem dos alunos.

E o tutor presencial? 

Por ser o ensino a distância ainda algo novo para muitos, o tutor presencial é aquele que tem a função de estreitar o ensino presencial da EAD para aqueles alunos que têm uma atitude passiva em relação à aprendizagem, a se adaptar à educação a distância, onde se requer sua participação ativa no processo de aprendizagem, buscando autonomia de aprendizagem. Este ajuda o aluno a compreender os objetivos do Curso, de sua estrutura e da metodologia a distância. Também orienta os alunos nas atividades práticas, no uso de biblioteca, nas atividades em grupo, e em recursos virtuais colocados à disposição pela Coordenação do Curso e/ou pela Coordenação do Polo. Este tutor deve ter um domínio mínimo do conteúdo específico e saber sobre as questões gerais relativas à disciplina.  Uma outra forma de atuação deste, como exemplo, o sistema CEDERJ, este tutor atua mais com o conteúdo junto aos alunos, embora o objetivo não é dar aulas, pois desta forma não promove construção de autonomia.

Miriele

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