Afiliados

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Características de um plano de gestão escolar democrática

A garantia do sucesso de uma gestão escolar está exatamente em seu caráter democrático, quando todos se sentem parte do sucesso ou do fracasso da escola. Desta forma, todas as ações devem ser pensadas e realizadas pelo grupo envolvido no processo educacional. 

Esses envolvidos possuem intenções comuns para com a escola, cabe então a gestão escolar elaborar um plano capaz de interligar esses núcleos.  

Um plano de gestão com caráter democrático tem tal finalidade. 

Outro importante fator que nos ajuda a direcionar nossas ações aqui apresentadas está relacionado com as grandes dificuldades sociais, financeiras, de infra-estrutura, e de diversas outras naturezas porque passam os estudantes e seus familiares, demonstram a grande carência da comunidade para a qual se está elaborando tal plano. Diante disto, a relação dessa escola com a sua comunidade precisa se fazer de forma ativa, resgatando sua auto-estima, trabalhando seus valores, baseando-se no exercício da cidadania, promovendo o diálogo, ampliando horizontes, promovendo a transformação.

A execução de um bom plano de gestão vai de encontro com a idéia de Educação Integral, de uma educação de qualidade, igualitária e democrática, conforme previsto nas legislações brasileiras e municipais relacionadas à educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário