quinta-feira, 4 de junho de 2020

Alguns pontos norteadores de um PPP realmente partipativo

Um Projeto Político-Pedagógico com vistas a uma educação de qualidade, inclusiva, participativa, precisa ser pensado coletivamente e no intuito de  atender a um modelo de escola, norteada por uma educação direcionada para, segundo a UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, onde o indivíduo desenvolva capacidades de saber ouvir, saber se expressar, saber pensar, refletir, analisar, comparar, compreender a realidade social, saber conviver com o outro, de modo que possa se promover a formação integral do educando, dentro das possibilidades da escola,  como sujeito do processo contínuo de educação, seu direito de acesso, a universalidade da educação, a concepção de formação em seus diferentes aspectos: estéticos, éticos, cognitivos, afetivos, culturais, biológicos, sociais e religiosos.

O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. (PCN’s)

Para que a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar  é preciso estabelecer metas a serem cumpridas a um espaço de curto , médio e longo prazo. Para que a escola alcance esses objetivos tornam-se indispensáveis a participação, a responsabilidade e o comprometimento de todos.

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