quarta-feira, 3 de junho de 2020

O Ambiente Escolar: espaço dinâmico

O ambiente escolar é algo dinâmico,  vivo, carregado de emoções e acontecimentos diversos. 
Não poderia ser diferente, pois dentro da escola temos um encontro e reencontro de vidas. Cada uma com seu saber, suas histórias, sua cultura, seus valores.
E essas vidas são seres, que como nos diz Vygotsky,  que pensam, raciocinam, mas também tem sentimentos, emoções, desejam, imaginam e tem sensibilidade. Desta forma, os espaços cheios de vidas, apresentam em seu cotidiano, conflitos, soluções, discussões, acordos, desacordos, insatisfações, satisfações, ideias, emoções diversas, aprendizagens.
Se pensarmos na sociedade como um corpo físico, a escola é o cérebro (e precisa ser!). É um lugar onde se pensa, ali se iniciam, se processam e se solidificam pensamentos.
E é difícil de imaginar um cérebro sadio sendo passivo, tranquilo, quieto, apenas receptor.
Um cérebro é dinâmico,  está sempre em movimento através das suas redes neurais, sempre recebendo estímulos, processando estes estímulos, guardando na memória o que foi processado, resgatando memórias para agregar aos novos conhecimentos, emitindo emoções sobre o que se pensa, sendo influenciado por emoções e novamente recebendo mais estímulos e assim sucessivamente. 
Assim também é o ambiente escolar. Assim também é o aprender. 
Neste ambiente dinâmico, há uma interação interna e externa constante e das mais diversas,  promovendo a construção e a transformação do conhecimento.
A escola é o espaço de aprendizagem, de forma sistematizada, pois aprendizagem é um processo comum que ocorre o tempo todo em todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A Brincadeira como Pilar da Autonomia e do Desenvolvimento Integral na Educação Infantil Segundo a BNCC Miriele Rocha    A Base Nacional C...