Afiliados

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O que é Educação?

O que é Educação? 
     Educação é um tema muito amplo, podendo compreender diversos conceitos e definições. Através da educação, de diferentes formas,  transmite-se saberes e valores de uma geração a outra. 
Quem nunca ouviu as seguintes frases abaixo?
- Garoto levado, sua mãe não te deu educação?
A professora trabalha educando as crianças.
O príncipe foi educado para substituir o rei.
Que vendedora educada!!
        Quando se fala em educação, dependendo do contexto, fala-se de socialização, delicadeza, gentileza, amabilidade, saber fazer algo, disciplina, aprender, ensinar, etc.
       Segundo o dicionário Michaellis, Educação tem as seguintes  definições: "2 - Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. 3 - Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musicalprofissional etc. 4 - Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo. 5 - Civilidade. 6 - Delicadeza. 7 - Cortesia." 
     Para Saviani, a educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos.
         A educação pode ser formal, não formal ou informal. 
      Libâneo nos ensina que a educação formal é aquele que compreende instâncias de formação, sempre de forma intencional e tem objetivos. Este é um ensino regido por leis.
          A educação informal é aquela que ocorre em espaços na comunidade, nos locais de convívio da pessoa, ex: na família, na igreja, no trabalho, ou seja, através da interação com grupos sociais, onde valores e culturas  são repassados de um para outro. Não é necessariamente intencional, enquanto se interage, se aprende.
          Enquanto que a educação não-formal é aquela voltada mais para quem aprende do que quem ensina, seus interesses, seus tempos e necessidades. Nesta educação é marcante a flexibilidade, a não cobrança, a pessoa está ali porque deseja aprender o que está sendo ensinado e porque naquele momento foi possível estar presente. São exemplos de educação não-formal: as oficinas do Programa Escola aberta do governo Federal; um grupo que se junta periodicamente para estudar para um concurso; cursos voluntários, etc.  Embora possa haver objetivos, planejamentos, intencionalidade, não há a obrigatoriedade existente na educação formal.

Referências bibliográficas:

·         ROMANELLI, Otaíza de O. História da educação no Brasil. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
·         SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2011.
·         http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=educa%E7%E3o
·         GOHN, Maria da GlóriaEducação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário