Afiliados

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tecnologias na Aprendizagem

Tecnologias na Aprendizagem

Em tempos atuais, não há como não considerar o uso das tecnologias para qualquer atividade, não é verdade? Afinal, elas estão presentes em todos os momentos do nosso cotidiano. 

No passado, não tão distante assim, era muito comum presenciar pessoas com lápis ou canetas fazendo anotações em cadernos, agendas, livros, outras registrando seus pensamentos, escrevendo suas cartas, realizando seus planejamentos, corrigindo provas e muitas outras atividades que exigem a escrita. Porém, atualmente, este cenário vem modificando dia após dia, cartas quase não são mais escritas à caneta, pois tal comunicação foi substituída pelos e-mails, comunicação pela Internet e grande utilização de redes sociais. Os cadernos de pensamentos e diários deram lugar aos blogs e também redes sociais. Com o advento da EaD - Educação a Distância ou semi presencial - muitas provas são aplicadas online, o que também reduz as correções à caneta. Enfim, são muitas as utilizações para as tecnologias atuais.

Bem... vamos refletir um pouco?

Como a escola tem, se tem,  trabalhado com estas tecnologias? Ignorando-as dentro de sala de aula ou aliando o trabalho pedagógico a elas?

E como anda o acesso às tecnologias no Brasil? E a nível escolar? As escolas têm acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade? O que precisa ser feito ainda?

Enquanto pensamos nestas questões,  vamos conhecer um pouco de como a utilização de algumas ferramentas que permitem que as tecnologias possam ser utilizadas a favor da educação e do trabalho pedagógico.



  • Blogs - são páginas onde pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seus interesses e publicam na internet para que outros leiam, opinem, deixem recados e etc. Esta é uma ferramenta que o professor pode utilizar com seus alunos seja como fonte de pesquisas, como debates de assuntos que foram ou serão trabalhados com eles, criar enquetes, e outros usos que o professor e sua turma encontrarem para dinamizar e enriquecer as aulas ;



  • Site - é um conjunto de páginas que oferecem informações específicas, é uma ótima fonte de pesquisa, desde que analisado cuidadosamente para conferir sua confiabilidade, assim como qualquer outra fonte de pesquisa;



  • Redes Sociais Online - são redes formadas por pessoas com interesses diversos, por exemplo: profissionais, relacionamentos, jogadores, trocadores de coisas (tipo vizinho online), etc.  As redes de relacionamentos tem virado febre atualmente, as pessoas vivem conectadas postando, adicionando, comentando, compartilhando;
E o professor pode "entrar nessa onda" também, aproveitando o grande interesse que essas redes proporcionam e associá-las ao seu trabalho pedagógico. Podem ser criados grupos para determinados assuntos ou disciplinas para debates extra-sala ou até mesmo dentro de sala. Também podem ser fontes de consultas.



  • Sistema de Respostas de alunos - são ferramentas que permitem que o professor crie questões e deixem em aberto para os alunos responderem por um tempo determinado. Pode-se criar também conferências;



  • Wikipédia - é um site que é construído colaborativamente. é um projeto que permite que qualquer pessoa com login crie e melhore os textos formando uma grande enciclopédia. Pode ser utilizado como um ponto de partida para consultas;



  • Google Docs - é um conjunto de aplicativos da Google que tem o objetivo de criar documentos online de forma colaborativa em tempo real sem precisar salvar em um computador, fica tudo online para quem você estipular acessar. É um ótima ferramenta para criar textos coletivos em sala e outras atividades nas quais os alunos possam ao mesmo tempo dar suas contribuições;



  • Plataforma Moodle - é um ambiente virtual de aprendizagem - AVA - gratuito, que  são utilizados para a criação de cursos online. Pode ser utilizado para cursos de educação a distância ou para explorar determinados assuntos com mais profundidade;



  • E-mail - também é um ótimo recurso para contactar e interagir com os alunos, quer sejam da educação a distancia ou do ensino regular.

Essas são algumas ferramentas que podem aprimorar e muito as aulas, dinamizando-as e fazendo com que os alunos tenham mais interesse e prazer na aprendizagem.

Até o próximo post,
Miriele

Mais leituras:

http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/novas-tecnologias-facilitam-aprendizagem-escolar
http://www.sfm.pt/elearning/moodle-plataforma-moodle/
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FBackchannel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Boas-vindas
http://www.google.com/docs/about/


http://turningtechnologies.com.br/br/sistemas-de-resposta-interativa/visao-geral-de-tecnologias/item/171-que-sao-sistemas-de-resposta-dos-alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário