Afiliados

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Você é um residente ou visitante?

Estudando sobre tecnologias na aprendizagem, assisti a um vídeo de David White (https://www.youtube.com/watch?v=x9IMObcyKbo) muito interessante, que define, de acordo com a sua utilização da internet e o seu comportamento frente a este uso, os usuários em Visitantes ou Residentes online. 
Segundo estas definições, o Visitante online é aquele que faz seu login em suas contas de e-mail, rede social, blog, mas não está ali para interagir com muitos, na maioria das vezes está online mais por conta do trabalho. Tem pessoas que não gostam nem de se identificar online, eles entram buscam seus interesses e saem sem deixar vestígios. Também podem ser  anônimos ou ter nomes fictícios, podem também se identificar mas o fato é que Visitantes não tem uma personalidade digital.  Seus círculos são fechados e muitas das vezes formados por pessoas do trabalho, da escola ou de algum circulo próximo e bem conhecido. Eles não estão online para interagir com muitas pessoas mostrando suas ideias, seus pensamentos em relação a determinados assuntos, para discutir soluções para sua localidade.  Seriam esses os Visitantes.

Ao contrário do Residente, que tem uma identidade digital, ele vai ao Twitter, Facebook e outras redes informar e se informar, compartilhar utilidades públicas, debater produtivamente, mas sempre se identificando. Todos sabem quem ele é, porque está ali e quais suas convicções. O Residente interage positivamente e com certa frequência.
Aí você pode perguntar: e a segurança? Será que Residentes não correm risco de expor sua identidade? Não. Não é colocar na Web todas as suas informações, seu endereço, seus telefones, não se trata disso. Ter uma identidade digital é revelar quem você é, sua profissão, o que você pensa sobre o que está acontecendo no mundo, o que você tem feito para mudar alguma realidade, interagir com um maior número de pessoas que tenham assuntos afins com você, sobre sua profissão, sobre o o Estado ou País que você mora.

Segundo Eric Stoller em https://www.insidehighered.com/blogs/student-affairs-and-technology/digital-identity-development,  a maneira pela qual nos envolvemos, compartilhamos, promovemos e nos apresentamos online tornou-se uma faceta importante em muitas das nossas vidas. Não é mais vista como algo separado da "vida real", identidade digital de um indivíduo está intrinsecamente ligado à sua identidade global. Desenvolver a capacidade de utilizar os canais de comunicação / interação digital não é sobre a retórica empoeirada de "nativos" versus "imigrantes".

Para entendermos melhor, vamos pensar em uma Praça do Centro de uma cidade turística e muito visitada por pessoas de todos os lugares. 
Nesta praça têm pessoas que estão ali trabalhando, colegas de trabalho  ou de escola se divertindo depois do expediente ou até mesmo na hora do almoço ou lanche, tem pessoas pedindo ajuda para alguma causa importante, mostrando suas artes, sentados nas portas de suas casas, mas tem também àqueles que estão ali para visitar aquela cidade, esses passam sozinhos ou acompanhados dos seus. Eles apenas passam, podem passar várias vezes ali, mas não são dali, não se sabe quem são. Os primeiros podem ser comparados aos Residentes online e os do segundo exemplo aos Visitantes online.

E você? Como tem usado sua internet? De que forma acha melhor usar?

Aqui vai mais um vídeo de White sobre  o assunto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário