Afiliados

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Mooc: você sabe o que é?

Moocs são cursos geralmente gratuitos, via internet, que permitem a participação de uma grande quantidade de estudantes.

Mooc (lê-se muque ou em português: moque) é a abreviação de  Massive Open Online Course.

Com a expansão e consolidação da Educação à Distância, cada vez mais surgem novidades nesta área.

Os Moocs são a versão online daqueles cursos de extensão que são oferecidos na forma presencial por universidades, escolas e outras instituições, com o diferencial de poder matricular um número ilimitado de participantes.

Em 2009, foram organizados os primeiros MOOCs, com base na ideia dos conectivistas.

Conectivismo, segundo definição na Wikipédia, é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo. A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes.

Eu como adoro aprender, estou sempre matriculada em algum curso e com os Moocs minha vida ficou bem facilitada, assim posso estar matriculada em mais de um curso, os quais posso cursar na minha casa a partir do meu computador.

Mas a participação do Brasil ainda não é tão grande, desta forma você encontrará muito mais cursos em inglês do que na nossa língua portuguesa. 

MAS VALE A PENA!!! Aprender é sempre muito bom. Tem cursos de tudo e para todos os gostos.



Para quem ficou interessado, seguem alguns sites que eu utilizo e que concentram cursos Moocs para você escolher.  Bons estudos!







Mais leituras:



Nenhum comentário:

Postar um comentário