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domingo, 23 de agosto de 2015

A Secretaria Escolar

    A secretaria escolar é um setor muito importante para o funcionamento de uma escola. É um setor que redige, registra, organiza, mantém todos os documentos da Unidade Escolar. Não importa se é uma unidade pública ou privada, de educação infantil, de ensino fundamental, de ensino médio ou universitária, todas as unidades de ensino precisam ter uma secretaria.
   Para que o aluno ingresse  na escola, o primeiro passo é matricular-se na secretaria. Arquivo da vida escolar do aluno, transferências, trancar matrículas, registro de atas e de notas e muitas outras ações burocráticas relacionadas aos alunos, profissionais e do prédio da escola são de responsabilidade de uma secretaria. Tudo passa pela secretaria. 
   Muitos professores e outros profissionais que atuam em uma escola, mas que não tem muito acesso à secretaria da mesma, podem ter dúvidas em relação ao que se faz em uma secretaria.
   Quem trabalha numa secretaria? 
   O secretário escolar, o diretor da escola e os auxiliares administrativos.

   Listo a seguir alguns dos documentos e trabalhos realizados em uma secretaria.


  • Pastas com registros de matrícula.
  • Redige, organiza e atualiza a listagem de alunos.
  • Arquiva as atas de reuniões.
  • Redige boletins e fichas com os resultados das avaliações dos alunos.
  • Escritura livro de transferências.
  • Escritura livro de protocolos.
  • Organiza livro de ponto dos funcionários.
  • Escritura livro de requerimentos.
  • Organiza livro de ofícios recebidos e emitidos.
  • Envia correspondências.
  • Emite declarações, certificados e diplomas.



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