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domingo, 23 de agosto de 2015

Seu artigo aqui!

Olá!!! Amigos do Blog!!


     O Blog Diário Docente está com uma novidade, agora você pode enviar seus textos para que sejam publicados aqui. 



      Se você é profissional da educação ou se identifica com esta área e gosta de escrever sobre temas voltados para a área educacional, que tal enviar um texto agora mesmo?



   Envie o trabalho para miri.msantos@gmail.com, com seu nome completo, email, endereço de site ou blog (se tiver) e seu texto será analisado e publicado. Não esqueça de colocar seus créditos no texto e de enviar somente textos originais, não copie textos de outros blogs e nem de outras fontes. Plágio é crime! Se você usou outras fontes como consulta, registre em um campo criado no final do texto nomeado como referências. 



Sinalize quando enviar seu texto para o email, escrevendo aqui nos comentários e Bom trabalho!!

A Secretaria Escolar

    A secretaria escolar é um setor muito importante para o funcionamento de uma escola. É um setor que redige, registra, organiza, mantém todos os documentos da Unidade Escolar. Não importa se é uma unidade pública ou privada, de educação infantil, de ensino fundamental, de ensino médio ou universitária, todas as unidades de ensino precisam ter uma secretaria.
   Para que o aluno ingresse  na escola, o primeiro passo é matricular-se na secretaria. Arquivo da vida escolar do aluno, transferências, trancar matrículas, registro de atas e de notas e muitas outras ações burocráticas relacionadas aos alunos, profissionais e do prédio da escola são de responsabilidade de uma secretaria. Tudo passa pela secretaria. 
   Muitos professores e outros profissionais que atuam em uma escola, mas que não tem muito acesso à secretaria da mesma, podem ter dúvidas em relação ao que se faz em uma secretaria.
   Quem trabalha numa secretaria? 
   O secretário escolar, o diretor da escola e os auxiliares administrativos.

   Listo a seguir alguns dos documentos e trabalhos realizados em uma secretaria.


  • Pastas com registros de matrícula.
  • Redige, organiza e atualiza a listagem de alunos.
  • Arquiva as atas de reuniões.
  • Redige boletins e fichas com os resultados das avaliações dos alunos.
  • Escritura livro de transferências.
  • Escritura livro de protocolos.
  • Organiza livro de ponto dos funcionários.
  • Escritura livro de requerimentos.
  • Organiza livro de ofícios recebidos e emitidos.
  • Envia correspondências.
  • Emite declarações, certificados e diplomas.



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Educação e a Cidadania

       No atual contexto de globalização neoliberal, onde as desigualdades sociais se acentuam concomitantemente à universalização da escola pública, que se destaca a importância de uma educação que favoreça a questão da formação e preparo para a cidadania já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Até porque, tornar a escola acessível a todos, que é direito garantido do cidadão, vai muito além de se expandir o número de instituições escolares gratuitas pelo país, ou seja, a escola de direito do cidadão é aquela capaz de atender as suas necessidades e prepará-lo para o exercício da cidadania.  Enfatizo a escola pública, por ser desta que se espera o atendimento educacional da maioria das crianças brasileiras, crianças estas que fazem parte de uma camada social, a qual é negada seus mais básicos direitos, como a própria educação, por exemplo, que se não é negada na garantia do acesso à escola, é negada pelo tipo de educação que essa escola lhe oferece. 
              Logo, oferecer escola para todos, por si só, não garante plenamente exercício de cidadania.  
         Essa escola universalizada precisa acompanhar e promover as transformações sociais, para que através de sua educação possa incluir cidadãos, permitir uma participação social igualitária e equitativa.