Afiliados

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Plataforma Moodle


É uma sigla de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Foi criada em 1999 pelo australiano Martin Dougiamas. A Moodle é um  LMS, Learning Management System, ou seja,  um sistema de gestão da aprendizagem que possibilita a publicação de cursos online e outros conteúdos multimídia e que registra todo o acesso do aluno.
Esta é uma plataforma muito interessante, com boa usabilidade e tem grande utilização pelas instituições de ensino e grupos de estudo. 
É um software livre (sob a licença de software livre GNU Public license) que permite baixar, utilizar, copiar, modificar e redistribuir gratuitamente para a criação de cursos "on-line".
A Moodle pode ser instalada em qualquer ambiente que consiga executar a linguagem PHP.
Permite realizar vários tipos de atividades interativas com os alunos, sejam elas assíncronas ou síncronas, com ferramentas de interatividade (bate-papo, fórum, wiki etc.)
É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.
Muitas instituições adaptam a plataforma aos seus próprios conteúdos,tanto para EaD como cursos presenciais.
Em 2013 foi disponibilizada a versão 2.3 e desde 2014 está disponível para download a mais nova versão estável do Moodle (2.8). 


Acesse a Moodle